O Comitê Gestor do Trabalho Decente aprovou, nesta sexta-feira (5), o plano de ação do eixo ‘Empregos Verdes’, que integrará o Programa Bahia do Trabalho Decente, instituído pelo Decreto nº 13.149/2001. A reunião ocorreu na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e contou com a participação de integrantes da Câmara Temática de Empregos Verdes, que construíram o documento.

Apresentada pela representante da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan) e coordenadora da construção do plano, Sheila Araujo, a proposta traz como pontos básicos reciclagem, economia solidária e agricultura. Este novo segmento econômico envolve uma ampla gama de perfis ocupacionais, habilidades e formações educacionais. E alguns deles constituem tipos de emprego completamente novos, mas a maioria baseia-se em profissões e ocupações tradicionais. 

Atualmente, na Bahia, há diversos exemplos de casos que revelam o espaço e o potencial para criação de empregos verdes, como energias renováveis, reciclagem, economia solidária, agroecologia, recuperação e manejo de nascentes e matas ciliares, proteção de áreas de conservação, pesquisa e desenvolvimento, turismo ecológico, mobilidade sustentável urbana, entre outros.

Apresentação

O relatório de acompanhamento da execução das ações do Programa Bahia do Trabalho Decente em 2012 também foi apresentado na reunião da Setre, como parte da estratégia de monitoramento do referido programa já encaminhado à Casa Civil. “Esta iniciativa fortalece o compromisso pela execução das ações de governo, pois poderão ser acompanhadas pela secretaria, que possui entre as suas competências a análise da política governamental e o monitoramento e avaliação dos resultados das ações prioritárias de governo”, informa a assessora especial da Setre, Patrícia Lima.