A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE-BA), em parceria com Organização Internacional do Trabalho (OIT), lançou nesta segunda-feira (22), na sede da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), em Salvador, o vídeo institucional que realizaram, ‘Impacto do Trabalho Precoce na Saúde de Crianças e Adolescentes’.

O filme tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a sociedade quanto aos malefícios físicos, psíquicos e sociais provocados pela inserção prematura de crianças e adolescentes nas atividades laborais, e é baseado na palestra do auditor fiscal do Trabalho e médico, Gerson Estrela, que aponta os diversos danos que o trabalho precoce pode causar às crianças e aos adolescentes.

Segundo ele, a iniciativa pretende tornar a informação “acessível ao maior número de pessoas possível”. A superintendente Regional do Trabalho e Emprego na Bahia, Isa Simões, disse que a intenção é sensibilizar as pessoas para que essa forma de trabalho seja combatida e denunciada. Ela sugeriu a reprodução do DVD “para ser distribuído amplamente”.

Cartilha

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, afirmou que a iniciativa é mais uma ferramenta que contribui para o esclarecimento do quanto o trabalho infantil é prejudicial à saúde. Ele enfatizou o lançamento, na sexta-feira (19), pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Cartilha de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que traz, entre outras informações, o que é trabalho infantil e suas principais características, as atividades laborais que os adolescentes, entre 15 e 17 anos, podem exercer, além do fluxo de atendimento da criança e adolescente em situação de trabalho infantil.