Os ferries ‘Agenor Gordilho’ e ‘Pinheiro’ foram levados nesta segunda-feira (1º) do Terminal de São Joaquim para a Base Naval de Aratu, onde serão realizados reparos. A previsão é de que o ‘Agenor Gordilho’ seja liberado para funcionamento em 15 dias. Já o ‘Pinheiro’ deve ser liberado em um mês.

De acordo com o diretor-executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba), Eduardo Pessôa, será necessária a substituição de peças e motor. Ele disse que, enquanto as embarcações são reformadas, a travessia Salvador – Itaparica continua sendo feita por três ferries: ‘Maria Bethânia’, ‘Juracy Magalhães’ e ‘Ivete Sangalo’.

Segundo o diretor, para dar conta da demanda de passageiros, foram disponibilizados horários extras, principalmente nos fins de semana e feriados. Ele garantiu que no verão, das oito embarcações do sistema, cinco estarão fazendo a travessia.

O Sistema Ferry Boat está sob a intervenção do Estado desde 20 de setembro, depois que um decreto do governador Jaques Wagner determinou o afastamento da concessionária TWB por má prestação de serviços.

A intervenção do Estado pode durar até 180 dias, período no qual o interventor deve apresentar um relatório com a análise da situação econômica e financeira da TWB. Depois disso, vai ser contratada uma empresa, de forma emergencial, para operar o sistema, até que seja finalizado o processo de licitação, com a escolha definitiva da nova concessionária.

A decisão de intervir no Sistema Ferry Boat seguiu as recomendações do Ministério Público do Estado e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Elas foram feitas com base nos constantes problemas apresentados durante as travessias, como quebras de embarcações, atrasos, longas filas e baixo número de barcos nos feriadões. O processo administrativo que visa à caducidade do contrato está tramitando e, no momento, aguarda a apresentação da defesa da TWB.

Publicada às 9h50
Atualizada às 14h25