A partir desta quinta-feira (25) já é possível trafegar entre a BR-324 e a Estrada da Rainha utilizando a Via Expressa Baía de Todos os Santos. A liberação de cinco novos viadutos conclui a segunda etapa da obra, a maior intervenção viária em área urbana em execução no país. Com extensão total de 4,3 quilômetros, a Via Expressa vai ligar o Acesso Norte ao Porto de Salvador. Os investimentos chegam a R$ 480 milhões, por meio de recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Os viadutos foram liberados pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e pelo governador Jaques Wagner. Com cinco das sete frentes de trabalho concluídas, o correspondente a mais de 80% do cronograma, o governador prevê a entrega das obras para o primeiro semestre de 2013. "Essa é a implantação de mais uma etapa dentro do que estava previsto. Espero entregar a obra completa em abril de 2013".

Além do viaduto localizado na Rótula do Abacaxi, que não estava fechado ao tráfego, ligando a BR-324 à Avenida Heitor Dias, outros dois foram liberados no Largo dos Dois Leões, fazendo a ligação com a Baixa de Quintas, onde mais dois viadutos fazem a ligação até a Estrada da Rainha. A entrega torna possível aos veículos que chegam à capital prosseguir direto à região, evitando congestionamentos no Retiro e na Avenida Barros Reis.

Na terceira e última etapa, serão concluídos os trechos final da Estrada da Rainha e os túneis de acesso ao Comércio, na altura da Soledade. Mais um viaduto vai ligar a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Ao todo, o trajeto vai incluir dez faixas, sendo seis para tráfego urbano e quatro exclusivas para o transporte de cargas.

Para o ministro Paulo Sérgio Passos, o projeto já traz melhorias para o trânsito da cidade. "Isso significa mais segurança, com menos acidentes e um acesso direto e eficiente para o porto, mas o projeto também é generoso a respeito das vias para o deslocamento das pessoas com os seus veículos, solucionando o problema dos engarrafamentos em algumas regiões da cidade. O maior exemplo disso é a Rótula do Abacaxi".

Melhorias no tráfego

Entregue em 2010, a primeira etapa da Via Expressa solucionou o problema do trânsito da Rótula do Abacaxi com a construção de um complexo de seis viadutos que ligam o Retiro ao Iguatemi e a Avenida Heitor Dias ao Cabula. Com a entrega do novo sistema, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), Milton Villas-Bôas, destaca as melhorias no tráfego da região. “Com esta liberação melhora ainda mais a funcionalidade do fluxo de veículos”, disse.

No total, o projeto prevê três túneis, 14 elevados e quatro passarelas, além de ciclovias e passeios. O número de beneficiados é estimado em 1,5 milhão de pessoas. Para a execução das obras, 650 imóveis precisaram ser desapropriados. Moradores e comerciantes do entorno das obras receberam indenizações que, somadas, chegam a R$ 80 milhões. Outros proprietários foram beneficiados com casas do Programa Minha Casa, Minha Vida. As obras da Via Expressa geraram ainda 800 empregos diretos e 400 indiretos.

Publicada às 10h
Atualizada às 14h05