Cerca de 100 profissionais da área de turismo, entre operadores, agentes de viagem e jornalistas de Dallas, nos Estados Unidos, puderam conhecer, nesta quarta-feira (10), o que a Bahia, o Rio de Janeiro e o Amazonas têm de melhor através do roteiro integrado BRA.

O lançamento do roteiro é uma parceria da Embratur com as secretarias de Turismo dos três estados, com o objetivo de que seja realizado um esforço conjunto para vender os três destinos, visando principalmente a Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas. A divulgação também acontecerá nesta sexta feira (12) em Nova York e já aconteceu em Miami, segunda-feira passada (8).

Uma das opções sugeridas é que os turistas cheguem ao Brasil pelo Amazonas, se hospedem por dois dias, sigam por mais dois em Salvador e terminem o pacote no Rio de Janeiro, ou vice-versa, já que as capitais possuem uma extensa malha aérea internacional. "O turista tem a oportunidade de conhecer um pouco do Brasil que está muito bem representado pelas diferentes culturas e belezas naturais e com uma facilidade muito grande de locomoção aérea", explica Floriana Martinez, gerente de contas da American Airlines, que tem voos diretos e diários para os três estados.

Pesquisas da Embratur apontam que o Pelourinho, o Cristo Redentor e a Floresta Amazônica são os ícones brasileiros mais lembrados pelos estrangeiros. O intuito é mesmo mostrar a diversidade do Brasil. A Bahiatursa, a Secretaria de Turismo do Rio e a Amazonastur acreditam que ao dar uma opção mais compacta ao turista estrangeiro, ele tenha uma noção da diversidade cultural e se interesse também por outras regiões e detalhes do país.

Durante a apresentação, Nickolas Cabral, representante do Estado do Amazonas, lembrou que a TAM faz o voo Salvador/Manaus e Salvador/Rio. Rosana França, diretora da Bahiatursa, acrescentou que para os trechos internos de consolidação deste roteiro a American Airlines tem compartilhamento com a Tam e a Gol.

Os operadores mostraram interesse e muitos avisaram que já realizam este roteiro. Marissol San Roman, da operadora Brazil Nut, ressaltou que 80% dos seus clientes vão para a Bahia e aproveitam para conhecer o Rio e o Amazonas.

Programação do workshop

Os operadores recebem material informativo dos três estados, assistem apresentações em vídeo e textos e dançam ao som do Grupo Abolição, que mostra a capoeira da Bahia e o samba de roda do Recôncavo; o samba carioca com suas mulatas e as índias com o boi bumbá do Amazonas.