Depois de passar por Miami e Dallas, chegou a vez da Bahia se apresentar em Nova Iorque. Além de estar promovendo os encantos da Boa Terra, em parceria com o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) durante workshops, o estado ganhou notoriedade com a excelente repercussão da arte de rua, do artista plástico baiano Bel Borba, que realiza intervenções na cidade até à meia-noite desta segunda-feira (15). 

O circuito promocional da Bahia nos Estados Unidos, desde a última semana, agradou o mercado turístico local, que cobra divulgação dos destinos o ano inteiro. “Precisamos incentivar estas ações. É por meio da arte e da cultura que o americano se encanta pela Bahia”, destacou José Gherardi, presidente da Associação dos Operadores Brasileiros nos EUA (BTOA), que agrega mais de 70 associados entre companhias aéreas, operadoras, hotéis e governos.

De acordo com a diretora da Bahiatursa, Rosana França, em cinco anos a Bahia promoveu 13 eventos nos EUA voltados para o turismo, incluindo apoio a festivais, workshops e eventos de ampla divulgação internacional.

Mais de 40 mil americanos por ano

Com a ajuda de companhias aéreas que operam com voos diretos dos EUA para Salvador, como a American Airlines, o estado recebe mais de 40 mil americanos por ano. “Trabalhamos muito o roteiro étnico-afro que vai de Salvador ao Recôncavo. Eles se encantam pela cultura e comida”, disse o gerente da American Airlines, Marvin Alvarez. A companhia informou que os voos saem com pelo menos 80% de ocupação para Salvador.

O maior agente de viagem nos EUA para o Brasil, João de Matos, responsável também pelo Brazilian Day NY, disse que, dos 70 mil turistas que envia para o Brasil, 20 mil vão para a Bahia, atrás da alegria do baiano.

Capoeira aproxima jovens entre os países

Tanto em Miami quanto em Dallas e Nova Iorque, a capoeira foi o principal fator de aproximação entre os jovens dos dois países. “Temos muitos estudantes que fazem intercâmbio só para se aprofundar e estudar a capoeira na Bahia. Eles aprendem a falar português, cantar e ajudam a disseminar esta modalidade por todo o mundo”, explicou o professor Jelon Vieira, que possui 400 alunos.

A arte de rua do artista plástico baiano Bel Borba contaminou diversos bairros de Nova Iorque, incluindo a maior avenida, Times Square, onde passam mais de 400 mil pessoas por dia. Projetada num telão em plena rua, a exposição da Times Square lhe rendeu ampla visibilidade.

Maior rede de TV americana, a CNN exibiu em sua programação as 13 esculturas de mais de três metros de altura, colocadas pelo artista em bairros como o Brooklyn e que estavam nos telões da mais badalada área de Nova Iorque. O maior jornal impresso do mundo, The New York Times, publicou em menos de um mês, três reportagens sobre Bel Borba.

Repercussão

Para o artista, a recepção foi incrível e repercussão acima de qualquer expectativa. “Desde 7 de setembro que não paro de trabalhar, mas o esforço valeu a pena. Vejo que a Bahia ganhou ampla visibilidade. Fizemos um trabalho denso e consistente”, comentou Bel Borba, que retorna a Salvador dia 20 de outubro.

Na Bahia, turistas e visitantes podem encontrar painéis, esculturas e gravuras de Bel Borba no Centro de Convenções, aberto diariamente. Quem quiser acompanhar o projeto ‘Diário Baiano’, do artista, basta acessar aqui.