Os empresários do setor de hospedagem, transporte e alimentação que compõem o trade turístico da Bahia conheceram nesta terça-feira (9), no Hotel Matiz, em Salvador, o calendário de eventos e a estratégia de promoção da Bahiatursa para o verão 2012/2013. A apresentação dos projetos foi feita pelo secretário Domingos Leonelli para mais de 100 convidados.

Durante o encontro, o secretário assinalou a importância do planejamento de marketing para promover o estado e, principalmente, Salvador, que será sede de dois importantes eventos nos próximos dois anos: a Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo (2014). “Nesse último trimestre de 2012, estamos participando de 15 eventos nacionais e internacionais, muitos em parceria com a Embratur, e realizando seis eventos locais, como festivais de música e gastronômicos”.

Dentre os principais eventos que estão no calendário, destaque para a Abav, no Rio de Janeiro, e a Goal to Brasil. Com relação à campanha publicitária, Leonelli informou que a Bahia vai intensificar a propaganda em veículos especializados e também para o consumidor final nos principais mercados emissores de visitantes para o estado, como Portugal, Argentina, Espanha, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais.

A coordenadora de planejamento e marketing da Bahiatursa, Isabela Casales, afirmou que também haverá uma parceria com a CVC, para realizar uma campanha voltada para o público final.

O secretário lembrou ainda que o programa Bahia Turismo Copa, da Setur e Bahiatursa, vai investir R$ 280 milhões em ações de infraestrutura, capacitação profissional e promoção, com destaque para projetos na área de acessibilidade e sinalização, captação de voos internacionais e ensino de idiomas para cinco mil profissionais.

Trade destaca iniciativa

Presente ao encontro, o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa, ressaltou a iniciativa e convocou os colegas do trade a participar dos eventos de promoção do turismo no Brasil e no exterior.

Pedro Costa, do Convention Bureau Salvador e Litoral Norte, falou sobre a importância do turismo de negócios em Salvador e declarou que a cidade é a terceira no país em realização de congressos e simpósios de grande porte.