Com 300 metros quadrados de área ocupada na Feira das Américas, realizada pela Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav), no Riocentro, no Rio de Janeiro, o estande institucional da Bahia é um dos principais destaques do evento. Seu conjunto é formado por um bloco em forma de trio elétrico e tem em anexo uma maquete de 120 metros quadrados, com ilustrações dos principais elementos naturais e culturais das 13 zonas turísticas do estado.

O instrumento de promoção da Bahia na Abav, que está sendo realizada até sexta-feira (26), ganhou elogios do ministro do Turismo, Gastão Vieira, que esteve no local, e também comentou o desempenho da Bahia no setor. “A Bahia está muito bem e as nossas pesquisas constatam isso. O Ministério quer investir onde há um destino consolidado e com capacidade de ampliar a sua consolidação, por isso a Bahia é prioridade para nós”, disse.

A pesquisa citada por Vieira confirma a Bahia como o principal destino do Nordeste, com mais que a soma dos segundo e terceiro colocados na região e uma participação de 6,4% no ranking brasileiro de atração de visitantes estrangeiros.

Maquete

Com 120 metros quadrados, cinco toneladas de vidro e 2,5 toneladas de aço, a maquete, que conta com elementos que retratam a cultura e a história do estado, é vista por agentes e operadores de viagem de todo o Brasil e da América Latina.

Durante a visitação, três guias bilíngues apresentam a ferramenta de promoção, a cada 15 minutos, para grupos de até 20 pessoas, os principais pontos turísticos da Bahia, a exemplo do Monte Pascoal (Costa do Descobrimento), o Pelourinho, o Farol de Itapuã, o Elevador Lacerda e a Barragem de Paulo Afonso, além das festas regionais, como a Lavagem do Bonfim, o São João e o Carnaval.

“Para o turismo, especialmente, é uma poderosa ferramenta de marketing, capaz de mostrar a maior potencialidade da Bahia, que é a diversidade de seus 28 principais destinos e suas 13 zonas turísticas”, afirma o secretário Domingos Leonelli.