O Soterópolis desta quinta-feira (4), às 22h, na TV Educativa, canal 2, conta a história da homeopatia na Bahia através da família Soares da Cunha. Alfredo Soares da Cunha era dedicado aos estudos da especialidade e passou para seus descendentes, como uma tradição, o ofício dessa medicina chamada, por muitos anos, de alternativa.

Para lembrar dessa história, a equipe do programa conversou com Amélia Maria, neta do pioneiro da família, que, por influência de tios e do avó, também investiu na área. A farmácia que a família mantém, em Lauro de Freitas, produz remédios homeopáticos e é referência desse tipo de tratamento.

Outra pauta do Soterópolis é com o ator Carlos Betão, que está em cartaz com a primeira adaptação aos teatros do livro Sargento Getúlio, de João Ubaldo Ribeiro. No quadro Perfil, o artista plástico Anderson Santos conta o porquê de ter escolhido o caminho da arte, suas referências na área e seu processo de produção.

O programa é apresentado por Ricardo Castro e Vânia Dias e vai ao ar toda quinta-feira, às 22h. Excepcionalmente neste domingo, devido à cobertura das Eleições 2012, o programa não terá reprise.