Trinta recicladores organizados na Cooperativa de Reciclagem de Lixo dos Moradores da Gamboa de Baixo (Cooperboa), em Salvador, foram contemplados com a doação, nesta sexta-feira (19), de equipamentos por intermédio do programa Vida Melhor, do Governo do Estado. A ação de inclusão social foi uma parceria das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

A entrega, na sede da Associação dos Moradores do Gamboa de Baixo, foi feita pela presidente das VSBA e primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, atendendo a uma solicitação feita à Unidade de Inclusão Socioprodutiva (Unis) do Vida Melhor-Urbano no Nordeste de Amaralina/Calabar/Alto das Pombas. “O trabalho com os recicladores da Gamboa de Baixo é fruto de ações conjuntas dessa comunidade, desenvolvidas em parceria com as Voluntárias. Nesta parceria são doados equipamentos para auxiliar nos trabalhos dos catadores”, afirmou a presidente das VSBA.

Foram entregues aos recicladores um elevador manual, dez carrinhos de reciclagem, 25 sacos bergs, 30 luvas, 30 máscaras com válvula, 30 fardamentos e 30 botas. O Vida Melhor-Urbano faz parte do esforço nacional de enfrentamento da pobreza e da miséria. A opção do Governo do Estado com o programa tem foco na ampliação das oportunidades de trabalho e renda para as famílias que desenvolvem pequenos empreendimentos, fornecendo-lhes assistência técnica e meios que permitam um melhor desenvolvimento do negócio.

O Programa Vida Melhor tem acompanhado empreendimentos individuais e grupos produtivos diversos, como ambulantes, costureiras, cabeleireiros, manicures, recicladores e baianas de acarajé, dentre outros. Em 2012, a Unis já atendeu mais de mil empreendedores com a realização do estudo de viabilidade do negócio e fornecido suporte como encaminhamento para o microcrédito, transferência direta de equipamentos e estruturação de qualificações para atender as necessidades dos empreendedores, entre outras ações.