Mais de 500 servidores estão inscritos na 12ª edição do Prepare-se – Programa de Preparação do Servidor para a Aposentadoria, que acontece até esta sexta-feira (30), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). Voltado para servidores estaduais efetivos prestes a se aposentar, bem como seus familiares, o Prepare-se integra as políticas para a valorização do servidor e significa uma evolução do trato do Estado com quem está em vias de se aposentar.

O programa é uma parceria da Secretaria da Administração (Saeb) com os órgãos o Planserv, Instituto Mauá, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Polícias Civil e Militar, Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), através do Procon, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Sebrae e universidades estaduais.

Cada órgão traz uma contribuição para a iniciativa, seja no aspecto legal da concessão da aposentadoria propriamente dita ou com alternativas para desenvolver novos projetos de vida, como os cursos da Universidade Aberta do Servidor, a prática de esportes ou a abertura do próprio negócio. Também são esclarecidos pontos do Estatuto do Idoso, com dicas para proteger os aposentados de crimes comuns contra a terceira idade.

Segundo a superintendente de Previdência Estadual, Daniella Gomes, o objetivo do Prepare-se não é estimular ou deixar de estimular a aposentadoria, mas fazer com que aqueles que estão prestes a passar por ela estejam preparados e cercados de toda a informação necessária. A superintendente também apresentou o Balcão Previdenciário, serviço itinerante que percorre os órgãos estaduais fornecendo informações quanto ao processo de aposentadoria no estado.

Um dos mais interessados era o servidor do Detran, José Carlos Marambaia, de 59 anos – 35 deles dedicados ao serviço público. "Iniciativas como essa ajudam a enfrentar a desconfiança do servidor mais antigo, que, em outras épocas, não tinha acesso tão fácil à informação", avaliou.

Mário Sérgio Tourinho e Silva, 61, há 38 anos trabalha na Secretaria da Saúde (Sesab), já deu entrada na aposentadoria. Com seis filhos e sete netos, ele planeja viajar, praticar esportes e paparicar as crianças. “O programa orienta o servidor sobre tudo que diz respeito a parar de trabalhar", pontua.

A servidora Antônia de Queiroz, 61 anos e servidora da Secretaria da Fazenda (Sefaz) há 30 anos, foi pela segunda vez ao Prepare-se. Para ela, o programa trouxe outra visão a quem está prestes a deixar o quadro de servidores da ativa. “Além de orientar todos os passos para a aposentadoria, o programa é um incentivo, mostra a nós servidores que a vida não para”, conclui.

A programação inclui, ao longo da semana, atividades físicas e workshops, abordando aspectos legais, vantagens e desvantagens da aposentadoria. Os servidores ainda serão orientados sobre empreendedorismo e como evitar dívidas, além de assistirem palestra motivacional e participarem de feira de serviços.