Com a orla da Ribeira como cenário para os apresentadores Ricardo Castro e Vânia Dias, o programa Soterópolis desta quinta-feira (8), às 21h, conta a história de uma das mais antigas escolas públicas baianas, o Colégio Estadual da Bahia, mais conhecido como Colégio Central.

O colégio tem mais de 170 anos de história, já foi um importante reduto de intelectuais e agora está ganhando o Centro Juvenil de Ciência e Cultura, projeto que busca levar atividades culturais e científicas para alunos do ensino médio. A equipe do programa foi até lá para conhecer esse novo projeto.

O Soterópolis também foi conhecer a exposição Condenados – No Meu País, Minha Sexualidade é um Crime e conversou com Kelly Santos, produtora responsável pela mostra em Salvador, para saber mais sobre como foi idealizado e concebido o projeto. Em cartaz no Centro Cultural Correio até 16 deste mês, o trabalho é resultado da pesquisa do jornalista e fotógrafo francês Philippe Castebon e traz 50 autorretratos de homossexuais que vivem em países onde essa orientação é condenada.

Esta edição do programa traz ainda uma matéria especial sobre a história do pandeiro, instrumento árabe que ganhou ginga nas rodas de samba brasileiras. Como o pandeiro chegou aqui e a sua importância para a música brasileira serão alguns dos pontos abordados.

O Soterópolis vai ao ar toda quinta-feira, às 21h (durante o horário de verão), e é reapresentado aos domingos, às 17h. Toda programação da TVE Bahia também está disponível no portal do Irdeb.