O café orgânico produzido pela Cooperativa de Produtores Orgânicos da Chapada Diamantina (Cooperbio) extrapolou as fronteiras da Bahia e do Brasil. No início deste ano, a cooperativa participou, na Alemanha, da maior feira internacional de produtos sem agrotóxicos e ecologicamente corretos, a Biofach. Agora, o público da III Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Identidade Territorial (Febafes) pode conhecer e adquirir o produto.

A III Febafes é promovida pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, até este domingo (2), paralelamente à Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador, com o objetivo de promover, divulgar e apoiar o processo de comercialização dos produtos da agricultura familiar e da economia solidária da Bahia.

“Recebemos diversos incentivos, um deles é a participação em feiras, o que dá visibilidade aos produtos da agricultura familiar e nos ajuda a entender melhor os nichos de mercado. Antes, víamos o café apenas como commodities. Hoje vemos a possibilidade de exportar microlotes de cafés orgânicos especiais com qualidade de bebida fina. Isto sem dúvida agrega valor ao produto”, destacou Brígida Salgado, ex-presidente da Cooperbio.

Brígida ressalta que o café da Cooperbio é produzido através de processos orgânicos, a colheita e secagem são feitas de forma artesanal, o que garante o sabor puro do produto.