Técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), da Gerência Regional de Itaberaba, apresentaram nesta terça-feira (6), em reunião na sede da Associação de Chapada, no povoado de Barro Duro – município de Itaberaba -, os benefícios gerados pelas políticas públicas governamentais, para os agricultores familiares, especialmente nesse momento de severa estiagem que castiga várias regiões do estado.

Mais de 30 famílias de agricultores da comunidade compareceram ao evento que teve como objetivo divulgar e ampliar conhecimentos sobre as diversas políticas públicas, como o Seguro Safra, Bolsa Estiagem, Crédito Emergência Banco do Nordeste (BNB), aquisição de milho a preço mínimo – da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) – e necessidade de cadastramento da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

No encontro, também foi discutida a necessidade de incrementar o plantio de palma adensada, visando minimizar o efeito de futuras estiagens, junto aos rebanhos da agricultura familiar. “Entendemos ser papel da EBDA levar essas informações, juntamente com a assistência técnica a todos os agricultores que buscam estes serviços junto à empresa. Temos desenvolvido essa atividade em outras comunidades com resultado muito satisfatório”, disse Jorge Luiz Silva, técnico da EBDA de Itaberaba e responsável pelo evento.