Menos de 12 horas depois de retornar da Europa, onde chefiou uma missão institucional e empresarial em Portugal, Espanha e França, em busca de novos investimentos para a agropecuária baiana, o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, se reuniu nesta quarta-feira (7), em Salvador, com diretores de 15 empresas do grupo Chongqing Grain Group Corporation Limited Liability Company, da cidade irmã da Bahia, Chongqing.

O líder da comitiva, Li Guanjin, diretor da Chongqing Grain Group, que veio conhecer os projetos agrícolas e industriais, em especial a planta de esmagamento de soja na Bahia, disse que todos os projetos pensados para a Bahia serão realizados, e confirmou o interesse em investir nas áreas de portos e de armazenagem.

O grupo, formado por vice-presidentes, diretores de marketing e de RH, e diretores executivos das empresas que pertencem ao conglomerado, visitou o secretário para agradecer o apoio do Governo do Estado e fortalecer a parceria. No final deste mês ou início de dezembro próximo, o presidente do grupo, Hu Junlie, deverá vir à Bahia com outra comitiva de diretores executivos.

Em março do ano passado, Hu Junlie anunciou que o grupo chinês vai investir R$ 4 bilhões na Bahia, para implantar um pólo industrial para esmagar soja e refinar óleo de soja, além de investir em estrutura portuária e numa indústria têxtil.

Como primeira ação nesse sentido, o grupo já está implantando em Barreiras, na região oeste do estado, a indústria Universa Verde, com investimento inicial de US 300 milhões. A usina vai esmagar 1,5 milhão de tonelada de soja por ano, devendo gerar inicialmente mais de 500 empregos diretos, número que na fase final do projeto deverá passar de mil. Os empregos indiretos poderão chegar à casa de sete mil. A decisão de investir na Bahia, de acordo com o empresário chinês, foi tomada porque “sentimos segurança no Governo do Estado”

Antes do encontro com o secretário, a comitiva chinesa assistiu a uma apresentação da Universo Verde, na sede desta subsidiária brasileira do grupo, que tem sede em Salvador, e depois seguiu para o município de Barreiras para conhecer o local da obra e as instalações da indústria.