Viabilizar um espaço para promoção, divulgação e comercialização dos produtos da agricultura familiar e economia solidária dos Territórios de Identidade da Bahia. Este é o objetivo da III Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Identidade Territorial (Febafes), que acontece até este domingo (2), no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, paralelamente à Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro).

Entre as atividades integrantes da programação da feira, destaca-se a realização de Rodadas de Negócios, estratégia que permite a negociação entre os empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária e as redes de supermercados, hotéis e restaurantes da região metropolitana.

As Rodadas de Negócios contam com o apoio metodológico do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que, ao colocar produtores e compradores frente a frente, facilita as negociações, indicando soluções para os gargalos que, historicamente, inviabilizaram as transações comerciais entre os empreendimentos da agricultura familiar e as grandes redes.

Nas edições anteriores, a Febafes atraiu representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia e da Associação Baiana de Supermercados. Segundo a coordenadora da Unidade de Acesso aos Mercados do Sebrae, Sueli de Paula, o desafio em 2012 é consolidar estes canais de negociação.

A feira reúne mais de 100 empreendimentos, sendo 80 estabelecimentos da agricultura familiar e 30 da economia solidária, selecionados pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia, entidade promotora.