O Conselho Nacional de Secretários da Agricultura (Conseagri) se reuniu, nesta sexta-feira (30), no Parque de Exposições de Salvador, durante a Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro). Dentre as deliberações defendidas pelo colegiado, está o pedido à presidente Dilma Rousseff para prorrogar o crédito emergencial até dezembro de 2013 para os estados atingidos pela seca no Nordeste e pelas enchentes no Norte, e acréscimo de R$ 1 bilhão aos recursos já disponibilizados.

De acordo com o presidente do Conseagri e secretário da Bahia, Eduardo Salles, esses recursos são da maior importância para a recuperação de pastagens e do rebanho.

Os secretários aprovaram uma moção de apoio à presidente Dilma, parabenizando pela criação da Agência Nacional de Extensão Rural, atendendo ao projeto que vem sendo construído para unificação das políticas e recursos destinados aos serviços de Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural no País. O Conseagri solicita, também, que o período de vigência do programa Venda no Balcão, com os preços de milho subsidiados, seja prorrogado até 31 de dezembro de 2013.

Outra decisão do Conseagri foi solicitar ao ministro da Integração, Fernando Bezerra, audiência com o secretário de Desenvolvimento, Sérgio Cabral, para discutir com ele a aplicação dos recursos do Programa Água Para Todos, e agilizar o repasse das verbas desse programa.

Os estados discutirão a sustentabilidade do etanol e do biodiesel. Para isso, ficou definido que será formada uma comissão, coordenada pela secretária de São Paulo, Mônica Bergamaschi, dos estados produtores, composta por membros das Secretarias e da iniciativa privada, para elaborar uma nota técnica, que servirá de subsídio para decisões que serão deliberadas na próxima reunião do Conseagri.