A Secretaria de Comunicação Social da Bahia (Secom-BA), em parceria com a ONG Jequitibá, concluiu nesta sexta-feira (30) a oficina de formação Radiojornalismo para Comunicador Popular, no Vitória Marina Hotel, no Corredor da Vitória, em Salvador. O encerramento contou com a presença do secretário Robinson Almeida, que destacou o foco da oficina, de contribuir para o desenvolvimento da atividade de radiodifusão comunitária no estado.

“Queremos reforçar a aproximação com este segmento. Temos um conselho de comunicação recém-criado com representantes comunitários. O rádio é um meio de comunicação muito importante”. Ele ressaltou também a atividade do radialista comunitário para a sociedade. “Este profissional cumpre uma função social relevante. Afinal, vidas são salvas, pessoas são encontradas e serviços são prestados com a ajuda de uma rádio”.

Realizada de 28 a 30 deste mês, a oficina contou com aulas práticas de entrevistas e reportagens, moderação de debates, importância da pesquisa, utilização de meios eletrônicos e hierarquização da informação. Foram 27 vagas para os profissionais de diferentes municípios do estado.

Para o radialista Sione Santos, de Capim Grosso, foram novos aprendizados .“Estou muito satisfeito. Fui surpreendido com técnicas que desconhecia e pude reavaliar outras que já fazia, a exemplo de como abordar o entrevistado ou fazer a pergunta corretamente”.

Segundo Guilherme Santos, morador de Mairi, a meta agora é ajudar outros radialistas comunitários como nós, “pondo em prática as informações obtidas aqui”. As aulas foram ministradas pelos jornalistas Yves Magat e Jean-Jaques Fontaine.

De acordo com Jean-Jaques, o curso tem este caráter de incentivo a quem já desenvolve trabalho na área. “A atividade é voltada para os que já estão nas rádios e precisam de ferramentas para melhorar a qualidade do trabalho. Eles aprendem a trabalhar com uma linguagem mais específica para rádio, como elaborar as notas e promover reportagens de rua”, explicou Jean-Jaques. A formação é um dos resultados das conferências de comunicação realizadas pelo Governo do Estado em 2008 e 2009.