Com ideias inovadoras sobre os domínios da cultura, o francês Hugues de Varine é um dos mais importantes teóricos e consultores internacionais na área da museologia. No dia 26 deste mês, às 18h, ele lança em Salvador o livro As Raízes do Futuro – O Patrimônio a Serviço do Desenvolvimento Local.

Na obra, publicada pela Editora Medianiz, o autor propõe um amplo debate sobre as questões da propriedade cultural pelo viés do desenvolvimento local, a partir de sua ampla atuação com ecomuseus e museus comunitários.

O evento, que será realizado no Palácio da Aclamação para comemorar os 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile, contará com palestra do teórico francês, debate e apresentação da experiência dos museus do Alto Sertão da Bahia e do Recôncavo Wanderley Pinho. A ação é uma iniciativa da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e tem o apoio do Instituto Brasileiro de Museus.

Hugues de Varine foi um dos participantes da Mesa Redonda de Santiago do Chile, evento que impulsionou grandes transformações no campo da museologia e redefiniu o papel dos museus, que passam a ser entendidos como instituições que devem se integrar à vida da sociedade e desempenhar um papel decisivo na educação da comunidade.