O município de Barreiras, na região oeste da Bahia, receberá, nesta sexta-feira (9) e sábado (10), as oficinas de formação de gestores culturais promovidas pelo Projeto Qualicultura, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae).

As atividades serão ministradas pelo consultor do Sebrae na área de projetos e pesquisas de mercado e responsável por pareceres de editais do Ministério da Cultura, Erivaldo Nunes. 

O cronograma inclui orientações e assessoria técnica em temas como elaboração de projetos, prestação de contas, empreendedorismo cultural, gestão, acesso ao mercado, comércio exterior, orientação jurídica, legislação aplicada a micro e pequenas empresas, inovação, associativismos, cooperativismo, orientação para o crédito e outros temas afins.

O Qualicultura tem como principal objetivo fortalecer os setores da economia criativa, por meio da qualificação de agentes e organizações, e o apoio à formalização e gestão de empreendimentos, estimulando a atuação em rede e apropriação de novas tecnologias.

O programa já passou por 13 cidades do interior da Bahia e passará ainda pelos municípios de Irecê, nos próximos dias 22 e 23 deste mês, e Ilhéus, nos dias 6 e 7 de dezembro.