Para divulgar e democratizar ainda mais o acesso às fontes de financiamento público, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) realiza até o dia 12 de dezembro próximo, as Oficinas de Orientação à Participação nos Editais do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), nos 26 Territórios de Identidade, em 159 municípios, como forma de suporte às inscrições, tirando dúvidas e prestando esclarecimentos.

Quem participar das oficinas terá informações importantes sobre as regras da seleção pública da Secult, quais editais que estarão disponíveis pelo FCBA e os critérios para ser proponente de um projeto cultural e suas responsabilidades. Todas as questões sobre as etapas do processo seletivo e preenchimento do formulário (acesso, identificação do proponente, descrição, objetivos, justificativa, metas, roteiro de execução, ficha técnica, planilha orçamentária) também serão esclarecidas durante as orientações dos representantes da secretaria.

Cada participante também terá disponível um guia impresso contendo todas as informações necessárias para propor o projeto cultural. O material é mais um recurso instrumental, que vai oferecer informações sobre o funcionamento de um edital, a legislação do Fundo, o envio da proposta e até quando e como o recurso do projeto será repassado aos agentes culturais. Em anexo ao guia, existe a relação dos territórios de identidade e municípios, editais que estarão disponíveis para 2013 e valores por proposta e um glossário.

De 22 a 30 deste mês, as oficinas serão realizadas em 66 cidades. Até esta quinta-feira (22), os representantes da Secult ministraram a oficina para a comunidade cultural de 43 cidades do estado como Filadélfia, Jaguarari, Ponto Novo, Pilão Arcado, Macururé, Bom Jesus da Lapa, Paulo Afonso, Ibotirama, Paratinga.

Inscrições

Os editais do Fundo de Cultura 2013 têm inscrições no período de 3 de dezembro a 17 de janeiro de 2013. Desta vez, haverá duas alternativas para inscrição – pelos Correios ou internet, via Sistema de Gerenciamento de Fomento à Cultura. Mais informações estão disponíveis no site da Secult.

Cronograma da programação em 66 cidades

Gavião, Ourolândia, Ruy Barbosa, Ibirataia, Cachoeira, Santa Maria da Vitória e Cocos (dia 22)
Formosa, Caravelas, Irecê e Rio Real (22 e 23)
Serra Dourada, Aratuípe, Santa Cruz da Vitória, Quixabeira, Santa Inês e Maragogipe (23)
Alagoinhas, Belo Campo, Campo Formoso, Casa Nova, Ituaçu e Rodelas (23 e 24)
Cairu (24)
Riachão das Neves (24 e 25)
Capela do Alto Alegre, Ibiquera e Boa Nova (26)
Pindobaçu, Glória, Erico Cardoso, Sento Sé, Wanderley, Lagoa Real e Piripá (26 e 27)
Gandu, Ibipeba, São José do Jacuípe e Iaçu (27)
Taperoá, Jussara , Itambé, Varzea da Roça e Itatim (28)
Abaré, Souto Soares, Cândido Sales, Caldeirão Grande, São Desidério, Caculé e Sobradinho (28 e 29)
Varzea do Poço e Uibaí (29)
Curaçá, Paramirim, Jacobina e Santa Terezinha (29 e 30)
Condeúba, Baixa Grande, Barro Alto, Amargosa e Iguaí (30)
Planaltinho, São Gabriel, Vitória da Conquista e Serrolândia (1 e 2)