Sete representantes de instituições culturais do Reino Unido iniciam nesta terça-feira (27) a I Missão de Prospecção à Bahia. A iniciativa atesta o protocolo de itenções de cooperação celebrado este ano visando fomentar ações de intercâmbio cultural entre aquele país e a Bahia. A programação da visita acontece até o próximo dia 30 e resulta de parceria firmada entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) e a People’s Palace Projects – associação sem fins lucrativos ligada a Universidade Queen Mary, de Londres.

O roteiro inclui visitas ao Centro Técnico do Teatro Castro Alves (TCA), à Fundação Cultural da Bahia (Funceb), ao futuro Centro de Residência Artística do Pelourinho, ao Centro de Formação e Artes, à Escola de Artes e Tecnologia (Cipó), além da Pracatum, da Rede TV (Pelourinho), entre outros.

“Uma das principais expectativas desta cooperação com o Reino Unido é para a área de formação em Cultura”, disse Monique Badaró, assessora de Relações Internacionais da Secult/BA. Segundo ela, a transferência de informação e de conhecimento “será fundamental até mesmo para a consolidação do Centro de Formação em Artes da Funceb”.

A missão tem como objetivo oferecer uma visão geral das instituições culturais da Bahia e, especialmente, desenvolver a formação no campo da Cultura, além de traçar objetivos comuns e estabelecer uma agenda de trabalho unificado de cooperação. A parceria está diretamente alinha à política internacional de Cultura da Secult/BA, que prevê a promoção e o diálogo intercultural, além de impulsionar fluxos de trocas entre a Bahia e o resto do mundo.