O programa federal Brasil Carinhoso, que inicialmente atendia a famílias com filhos entre 0 e 6 anos, passará a contemplar também aquelas com jovens de até 15 anos, gerando um grande impacto na redução da extrema pobreza na Bahia. 

A ampliação foi anunciada nesta quinta-feira (29), pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília, durante cerimônia que contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado, Mara Moraes, representando o governador Jaques Wagner. 

Na Bahia são 2,4 milhões de pessoas vivendo na extrema pobreza, das quais 1,7 milhão recebe o auxílio do programa Bolsa Família. De acordo com Mara, “o desafio agora é o de inserir as famílias que, pela dificuldade de acesso ou falta de informação, permanecem fora do CadÚnico”.

Diagnóstico

Segundo diagnóstico que embasou o desenho do Plano Brasil Sem Miséria, dentre a população que se encontrava em situação de extrema pobreza, cerca de 40% eram menores de 14 anos. “Tomando esses dados como referência, a inclusão desses jovens vai repercutir positivamente e de maneira significativa na erradicação da extrema pobreza no nosso estado”, enfatizou a secretária.