Reafirmar a importância dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social como instâncias de promoção do diálogo entre governo e sociedade, possibilitando o estabelecimento de acordos e a elaboração de políticas públicas. Este será um dos objetivos da Carta da Bahia, que será consolidada durante o 1º Encontro dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social Brasileiros, aberto na noite nesta terça-feira (20), no Hotel Fiesta, bairro do Itaigara, em Salvador, onde prossegue até esta quarta (21).

O documento, além de reiterar o papel dos conselhos, consolidará a criação de uma rede nacional dos colegiados existentes – um federal, oito estaduais e sete municipais -, vai propor aos demais entes federados que criem instâncias semelhantes em suas estruturas governamentais.

A cerimônia de abertura teve a presença do secretário de Relações Institucionais da Bahia e secretário executivo do Codes-BA, Paulo Cezar Lisboa. De acordo com ele, a troca de experiência proporcionada pelo encontro ajudará a consolidar este tipo de política.

“O Codes é uma experiência exitosa, que foi criada inicialmente no governo federal pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vem se espalhando por estados e municípios. Aqui, estamos reunindo os que já existem para congregar, conversar e trocar experiências sobre os temas que cada um aborda em seus estados e municípios. De um modo mais amplo, o objetivo é buscar formas de fortalecer essa política em todo o país”, disse Lisboa.

Nesta quarta, das 9h às 18h, os participantes do encontro traçarão um mapa situacional dos conselhos de desenvolvimento brasileiros e apresentarão experiências bem sucedidas como acordos estabelecidos, estudos elaborados e a criação de observatórios e câmaras temáticas. Como resultado deste intercâmbio de avanços e entraves encontrados nos cotidianos dos conselhos será elaborada a Carta da Bahia.