A praia de Armação, em Salvador, vai receber de terça-feira (20) a domingo (25), grandes estrelas do futebol de areia do Brasil, que, distribuídas em 12 equipes, participarão do XV Campeonato Brasileiro de Seleções de Beach Soccer. A competição tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

A seleção baiana tenta o título inédito da competição – foi vice-campeã nas edições de 2008 e 2009 e em 2010 terminou na quinta posição. Para conseguir a façanha conta com destaques da seleção brasileira – Souza e Anderson.

A seleção tem como treinador Rique Simas e no momento possui 15 jogadores, sendo que três deles serão cortados até o início do torneio. Por enquanto, o time é formado pelos goleiros Dudu e Márcio Pita e os jogadores de linha – Souza, Anderson, Marcelo, Nelito, Danilo Buiu, Ramon, Rafael, Clebinho, Toninho, Sávio, Andrezinho e Júlio César.

Pentacampeões

"Receber a competição em Salvador é muito importante para mostrar o crescimento da modalidade na Bahia. Nós temos 500 atletas entre as categorias sub-13, sub-15, sub-17, sub-20 e adulto. Somos pentacampeões do Nordeste e já chegamos a duas finais de Brasileiro”, afirma o presidente da Federação Baiana de Beach Soccer, João Bismarck.

As equipes nordestinas garantiram vagas pela Copa Nordeste, com exceção da Bahia, que já tinha presença confirmada por sediar o torneio. Ceará, Paraíba, Pernambuco, Maranhão e Alagoas foram os classificados. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Tocantins são as outras equipes participantes, que não precisaram participar de seletivas regionais, pois o número de vagas era o mesmo de seleções interessadas em participar do brasileiro.