O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, está realizando vistoria anual de taxímetros nos municípios de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, Itaparica e Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e Eunápolis, no extremo sul do estado, até o dia 3 de dezembro, totalizando aproximadamente 500 instrumentos de medição a serem verificados.

Comunicação informando local e data para comparecimento foi encaminhada para todos os taxistas lotados nessas cidades, sendo que o cronograma de verificações foi estabelecido de acordo com o número final da placa do veículo.

Na fiscalização serão observados os documentos do veículo, certificado do taxímetro do ano anterior, visualização do funcionamento do instrumento com as inscrições obrigatórias, a exemplo dos segmentos dos digítos, valor da bandeirada, valor do quilômetro rodado na B1 e B2 e se os lacres estão em perfeito estado.

Durante a inspeção, é feito um percurso de um quilômetro e conferido se o preço registrado pelo taxímetro corresponde ao valor que o usuário deve pagar em relação ao custo da tabela.

Irregularidades

De acordo com o coordenador da área de taxímetro do Ibametro, responsável pela Regional Salvador, Roberto Pacheco, a verificação do taxímetro é obrigatória e busca coibir irregularidades. “Verificamos se o aparelho está funcionando direito e cobrando o valor correto, conforme foi estabelecido pela prefeitura”.

Os taxistas que preferirem antecipar a verificação podem comparecer ao local, independente da tabela de datas da vistoria. “É importante que os usuários do serviço evitem fazer acertos de tarifa e peçam para que o taxista ligue o taxímetro, a fim de pagar o valor justo pela corrida”, orienta Pacheco.

Quem não puder comparecer à vistoria, tem que apresentar até o último dia da verificação no município uma justificativa relatando motivo da ausência. No caso de irregularidades, haverá punição de acordo com a Portaria 201/02 do Inmetro.

Datas das vistorias

Camaçari – Até 23 novembro