As experiências dos estados da Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraná, apresentadas no I Encontro de Educação Corporativa do Estado da Bahia, aberto nesta terça-feira (13), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), demonstram que o aprendizado contínuo com foco na gestão é a maneira mais eficaz para oferecer serviços melhores e, ao mesmo tempo, promover a valorização dos servidores públicos.

O evento termina nesta quarta (14) e é promovido pela Secretaria da Administração (Saeb) e pelo Comitê de Educação Corporativa do Estado. “Em 2007, tomamos uma decisão acertada, com a ampliação do Comitê de Educação Corporativa e atuação pela capacitação focada na experiência de servidores de carreira”, disse o chefe de gabinete da Saeb, Edelvino Góes.

Segundo ele, a ampliação estimulou o debate acerca da capacitação no serviço público, motivando a criação da Rede de Instrutores Internos, referência para outros estados. A instrutoria interna consiste na utilização das experiências de servidores de carreira consolidada na capacitação de outros trabalhadores do serviço público. “Atualmente, nós contamos com 12 mil vagas para capacitação de servidores públicos. Em 2006, essa oferta era de duas mil vagas”.

O secretário do Planejamento, Sérgio Gabrielli, ressaltou a importância de se tratar a educação corporativa como educação continuada. O conceito visa atender as demandas crescentes e cada vez mais diversas da sociedade, que passou a ter maior participação nas decisões governamentais na última década. “Isso eleva a cobrança sobre os servidores públicos”.

Cases

Além da Rede de Instutores Internos, foram apresentados mais dois cases. Do Rio Grande do Sul, a diretora de educação e formação da Fundação para Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), Sandra Bitencourt, trouxe o case “Rede Escola de Governo como um Sistema Integrado de Formação Continuada na Administração Pública”.

Por meio de uma rede de parcerias com 31 instituições públicas e comunitárias de ensino superior, a iniciativa já formou 8,5 mil servidores e agentes sociais no primeiro ano de implantação, com cursos de extensão e especialização em diversas temáticas como gênero e igualdade, economia solidária, segurança pública e recursos humanos, sempre com foco na gestão voltada ao desenvolvimento e aplicação de políticas públicas.

Do Maranhão veio o case da Unidade Móvel, projeto-piloto testado no Centro Administrativo da capital, São Luís, e que deve ser levado às 32 administrações regionais em 2013. Com cursos de 20 a 40 horas, aplicados em uma semana, o ônibus recebe turmas de 12 alunos, para aprender noções básicas de informática. Em um ano, 320 servidores foram capacitados.

Ainda nesta quarta, o estado do Paraná participará com o case ‘Servir com Arte’, concurso realizado entre os servidores que busca, além do reconhecimento, consolidar as produções como acervo e patrimônio do funcionalismo.