A implantação e fortalecimento das iniciativas de promoção da igualdade de gênero, a partir de consórcio entre municípios, fizeram parte da pauta de um encontro, nesta terça-feira (27), que reuniu prefeitos e vereadores eleitos do Território de Identidade da Chapada Diamantina.

O evento foi realizado no município de Seabra, a 456 quilômetros de Salvador, e contou com a presença da secretária estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Lúcia Barbosa, além de representantes de outros órgãos do governo e organizações da sociedade civil da região.

Os investimentos públicos no território e suas fontes de financiamento estão entre as principais discussões dos futuros prefeitos e prefeitas que participaram do encontro e que, a partir de janeiro, assumirão o desafio de potencializar as ações voltadas à qualidade de vida da população.

Autonomia

“O evento ajudará a consolidar políticas públicas de acesso justo para todos”, disse Pitágoras Alves, coordenador do Território da Chapada Diamantina, formado por 24 municípios.

A secretária Lúcia Barbosa citou o esforço do Estado para garantir a autonomia das mulheres e destacou as ações de inclusão social e produtiva de trabalhadoras rurais, executadas em parceria com o governo federal. Ela ainda destacou a importância da integração entre os municípios para a instalação de serviços voltados às mulheres vítimas de violência.

O secretário municipal de Abaíra, Carsius Marcelo, ressaltou a necessidade de um olhar especial para a temática da igualdade de gênero. “É uma política pública que funciona, sendo importante e fundamental para os municípios”, comentou, destacando a instalação, em 2009, de um Centro de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (CRAM) em seu município.