A valorização e ampliação de políticas públicas para a mulher jovem e negra, como acesso a educação e a inserção no mercado de trabalho foram os principais desafios apontados pela representante da União Brasileira das Mulheres, Daniele Costa, na palestra ‘Mulher, Jovem e Negra: Grandes são os Desafios’, que abriu, nesta segunda-feira (19) a série de atividades promovidas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça, em comemoração ao Novembro Negro.

A outra palestrante, a advogada Darci Xavier falou sobre racismo institucional e apresentou o conceito e de que forma esse diagnóstico pode ser feito. “É necessário que se crie mecanismos para combater esse tipo de racismo, trabalhando conceitos de gênero e raça e racismo nas suas mais diversas formas de manifestação”.

O evento aconteceu na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia, com a presença do vice-presidente do Conselho Estadual da Juventude, Juremar Oliveira, e o presidente do GT Intersetorial Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo do Estado, Antônio Carlos Lordelo.

Nesta terça (20), as atividades continuam com a apresentação do violinista Mário Ulloa, no térreo da Setre, a partir das 13h. Constam ainda da programação duas exposições fotográficas – ‘Servidoras e Servidores Negras e Negros da Setre’, iniciada nesta segunda (19) e que continua até sexta (23), e ‘O Olhar dos Servidores sobre a Questão Racial’, que terá início no próximo dia 26.