A série TVE Especial – Consciência Negra exibe neste sábado (24), às 18h30 e às 22h30, respectivamente, dois documentários em homenagem ao 20 de Novembro – ‘A Cidade das Mulheres’, de Lázaro Faria, que mostra a força e a soberania das mulheres do Candomblé, e ‘Um Vento Sagrado’, de Walter Lima, sobre a trajetória de vida de Agenor Miranda Rocha, o pai Agenor, oluwô de Candomblé e uma das maiores autoridades do culto afro no país.

Em ‘A Cidade das Mulheres’, Mãe Stella de Oxóssi, ialorixá do terreiro Axé Opó Afonjá, conta a história da religião de matriz africana e da sua vida como matriarca. O vídeo apresenta depoimentos de baianos de vários grupos sociais e profissionais, que trazem uma visão do que é ser mulher hoje na Bahia.

“A Cidade das Mulheres” foi produzido a partir dos estudos da antropóloga estadunidense Ruth Landes, que pesquisou o papel do gênero na cultura afro-brasileira, com recorte na década de 1930.

‘Um Vento Sagrado’ aborda, a partir da história de pai Agenor, temas como a ética na religião, o amor aos orixás e o sacrifício de animais. Toda a programação da emissora pode ser conferida também pelo portal do Irdeb.