A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) lança nesta terça-feira (20) a campanha Diga não ao racismo! Vamos garantir o futuro da Juventude Negra, convocando toda a sociedade para participar da criação de oportunidades para os jovens negros na Bahia.

De acordo com a pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base em dados de 2011, apesar da redução das desigualdades ao longo das últimas décadas, ainda existem diferenças significativas nas condições de trabalho vivenciadas por negros (pretos e pardos) e não negros (brancos e amarelos). Os trabalhadores negros são maioria em setores como construção civil e serviços domésticos, que pagam menos, exigem menor qualificação profissional e têm relações trabalhistas mais precárias. Já em setores como serviços, indústria e comércio, os não negros predominam. O resultado é que o rendimento médio por hora dos trabalhadores negros (R$ 6,28) representa apenas 61% do rendimento dos não negros (R$ 10,30). 

"Não podemos discutir, que houve verdadeiros avanços dos indicadores sociais relativos à população negra de 2003 para cá. Mas, infelizmente, ainda temos ainda milhões de jovens negros fora da escola e do mercado de trabalho, se tornando uma fatia da população ainda mais vulnerável às possibilidades de se envolver em situações violentas, já que não estão inseridos em nenhum tipo de rede de proteção social mais forte", explica o secretário Elias Sampaio.

Nesta terça-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, o secretário Elias Sampaio, participa das diversas atividades realizadas pelo movimento negro, para celebrar a memória de Zumbi dos Palmares, principal ícone da luta anti-racista.

Programação
14h – Marcha da Consciência Negra da Liberdade – Com a participação dos blocos Ilê Aiyê, Olodum, Malê de Balê, Cortejo Afroa
15h -Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares – Praça da Sé
16h – Caminhada Zumbi dos Palmares – Saindo do Campo Grande até a praça Municipal