Em companhia do ministro-chefe da Secretaria Nacional da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, e do presidente da Infraero, Antonio Gustavo do Vale, o governador Jaques Wagner visitou nesta terça-feira (20) as obras de modernização do Aeroporto Internacional de Salvador, voltadas principalmente para oferecer mais conforto aos usuários durante a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.

Recursos da ordem de R$ 140 milhões serão investidos no terminal, que terá capacidade para movimentar 40 milhões de passageiros por ano. Segundo o governador, as obras estão muito avançadas. “Visitamos a ampliação do Pátio 3 e já vamos começar a ampliação do Pátio 1. Temos um conjunto de obras que também contempla a viabilidade da segunda pista, que hoje movimenta nove milhões de passageiros anos, devendo chegar a 40 milhões quando ficar pronta”.

Algumas das intervenções ficarão prontas até o final de 2013, como afirmou o ministro Bittencourt, a exemplo do novo pátio de manobras e a nova torre de controle, que terá 203,41 pés de altura – a segunda maior do Brasil -, aumentando a visibilidade dos aviões.

“A torre já está com obras avançadas, assim como todas que começaram em junho deste ano. Vimos também a expansão do pátio para receber grandes aviões e o terminal, onde as obras devem ser iniciadas no fim deste mês e terminar em dezembro de 2013”, disse o ministro.

Segundo o secretário Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, Ney Campello, "estes são legados que ficam e as obras mais importantes estarão prontas antes da Copa 2014”. O aeroporto, que responde por mais de 30% da movimentação de passageiros do Nordeste, terá um terminal com mais balcões para check-in, ampliação de área de desembarque, além de novos elevadores e escadas rolantes.

Para o ministro, não há dúvidas de que o Aeroporto de Salvador terá um terminal com maior qualidade. “As alterações são para ampliação da capacidade, mas também estamos investindo em modernização, equipamentos, eletrônica e mecânica. As esteiras de bagagem serão revistas e prestarão um serviço mais eficiente”.