A Casa da Cidadania, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, completa, nesta sexta-feira (23), um ano de serviços prestados à população do bairro Beiru/Tancredo Neves. Para comemorar a data, será realizada, das 8h30 às 17h, a Feira da Cidadania, com uma variedade de produtos elaborados por alunas dos cursos ministrados na Casa.

O secretário da Justiça, Almiro Sena, e vários parceiros da Casa participam das comemorações. Ainda como parte da programação, a partir das 10h30 serão oferecidas oficinas gratuitas de trançado, penteados, maquiagem e manicure. O público vai contar também com diversos atendimentos na área de saúde, como aplicação de vacinas, verificação de glicemia e pressão arterial, teste de hepatite e aplicação de flúor. As atividades serão encerradas às 17h, com um coquetel.

O espaço é mais uma ação do programa Pacto pela Vida e foi criado para o desenvolvimento de um projeto pioneiro do Governo da Bahia, proporcionando à comunidade o exercício da cidadania por meio de serviços de qualidade e de ações comuns e transversais da Secretaria de Justiça em conjunto com outras secretarias estaduais e municipais.

Em um ano, a Casa já atendeu mais de 20 mil moradores. A procura é grande, pois, além de oferecer diversos serviços, ela é próxima à residência dos usuários. Nos meses de agosto e setembro de 2012, por exemplo, foram mais de cinco mil atendimentos. Os cursos nas áreas de informática, artesanato e estética ampliam as perspectivas profissionais e apoiam na geração de renda.

O curso de artesanato tem entre suas participantes a dona-de-casa Euzeni Oliveira. Mãe de um adolescente com paralisia cerebral, ela não podia trabalhar nem estudar porque tinha que dar toda assistência ao filho de 14 anos. “Depois que conheci a Casa da Cidadania passei a participar das aulas de artesanato e hoje ganho dinheiro com a venda dos produtos”, diz. Enquanto ela aprende a fazer biscuit, o filho fica na sala de informática. “Ele aprendeu algumas coisas, e fica lá até terminar minha aula”, relata.

A jovem Aline Souza, 20 anos, também comemora os benefícios oferecidos pela Casa. “Eu já estou vendendo os produtos que aprendi a fazer no curso”, conta Aline Sousa, aluna dos cursos de crochê e patchwork, que já planeja montar um pequeno negócio.

Serviços disponíveis

– Posto do Procon, órgão da SJCDH – Tem a função de orientar, educar, proteger e defender os consumidores contra abusos praticados pelos fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo.

– Projeto Justiça Comunitária, da SJCDH, – Capacita agentes comunitários de mediação de conflitos e promove a convivência sem violência, prestando orientações à comunidade.

– Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP) – Escuta a opinião dos baianos sobre o atendimento prestado pelas polícias Militar, Civil e Técnica.

– Balcão de Justiça e Cidadania, do Tribunal de Justiça da Bahia – realiza mediações de conflitos e formaliza acordos processuais referentes a Pensão de Alimentos, Divórcio, Reconhecimento Espontâneo de paternidade, etc.

– CRAS/Bolsa Família – da Secretaria Municipal do Trabalho. Serviços: Atendimentos individuais, visitas domiciliares e institucionais, cadastramento e recadastramento no programa Bolsa Família.