Com o intuito de reduzir o alto índice de sub-registro na Bahia, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) realizará, no sábado (10), na Praça da Revolução, em Periperi, na zona do Subúrbio Ferroviário, em Salvador, o primeiro ‘Mutirão do Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica’, com atendimento das 9h às 17h. 

A ação é resultado de uma parceria dos governos estadual e federal, por meio do programa ‘Compromisso Mais Nordeste’, que tem o intuito de pactuar metas para a redução do número de baianos sem registro de nascimento. Atualmente, de acordo com dados do IBGE, o índice atinge 24,47%, número que preocupa as autoridades, considerando que o documento é essencial ao pleno exercício do direito à cidadania. 

Durante o evento, também será possível tirar a segunda via da certidão de nascimento gratuitamente. O mutirão contará com a participação de órgãos estaduais como as secretarias de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Proncon, além da Secretaria Municipal de Saúde e SAC. Também estão previstos mutirões para as cidades de Simões Filho, Candeias, Camaçari e Lauro de Freitas.