Os 10 anos de criação da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) serão marcados com a realização do Seminário Nacional sobre o Sistema Aquífero Urucuia (SAU), nos dias 3 e 4 de dezembro, no Hotel Sol Bahia, no bairro de Patamares. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 3, preenchendo a ficha de inscrição disponível aqui, enviando-a para o e-mail deama@sema.ba.gov.br.

O evento é promovido em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e vai reunir técnicos governamentais, representantes da sociedade civil e comunidade acadêmica. De acordo com o superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais, Luiz Antônio Ferraro, o seminário busca agregar informações produzidas por diversas instituições e pesquisadores envolvidos nos estudos do Sistema Aquífero e dos recursos hídricos na bacia do rio São Francisco. 

Ele ressalta que, embora o Urucuia seja reconhecido como um excelente sistema de reserva de água subterrânea potável e produtividade de poços, são raras as pesquisas e trabalhos hidrogeológicos realizados na região.

O Sistema Aquífero Urucaia (SAU) é um dos maiores do país e representa uma importante fonte para o rio São Francisco, sendo responsável por 40% da vazão de seca do rio, com uma área aproximada de 140 mil quilômetros quadrados, dos quais 70 mil localizados na Bahia. O sistema abrange os estados da Bahia, Maranhão, Piauí e Minas Gerais.

Na Bahia, seus limites estão localizados nos municípios de Barreiras, Correntina, Cocos e Formosa do Rio Preto. O aquífero também funciona como um reservatório de regularização dos rios, que garante suas vazões nos períodos de estiagem e reduz o impacto das cheias nos períodos de chuvas intensas.