A capital baiana recebe em primeira mão nesta quinta-feira (8) os resultados do mais abrangente relatório já feito sobre as demandas de pesquisa do setor pesqueiro nacional. O chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Carlos Magno Campos da Rocha, apresenta o relatório final do Seminário Nacional de Prospecção de Demandas da Cadeia Produtiva da Pesca (Prospesque).

O evento, promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e coordenado pela Embrapa Pesca e Aquicultura, acontece durante a Feira Internacional da Pesca e Aquicultura (AquaPescaBrasil 2012), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, que se inicia nesta quarta-feira (7) e prossegue até sexta (9).

O Prospesque, realizado entre os dias 27 e 29 de julho, reuniu especialistas de todo o Brasil em quatro modalidades – pesca artesanal marinha, pesca artesanal continental, pesca industrial e pesca esportiva. Durante o seminário, eles elegeram as principais demandas que cada uma dessas áreas enfrenta, montaram portfólios e propuseram a formação de redes colaborativas para solucionar os problemas levantados.

Os resultados dos trabalhos estão reunidos em uma publicação de 88 páginas da Embrapa Pesca e Aquicultura e compõe um extenso panorama atual das diferentes modalidades de pesca no Brasil. Entre os especialistas participantes do Prospesque estavam pescadores, pesquisadores, acadêmicos, industriais e representantes de associações esportivas de pesca.

Marco histórico

O Prospesque é um pequeno leme que deve direcionar o desenvolvimento pesqueiro brasileiro nos próximos anos e um marco histórico para o setor, afirma Rocha. A apresentação do documento terá também a participação dos pesquisadores da Embrapa, Paulo Cruvinel, coordenador dos trabalhos no seminário, e Adriano Prysthon, especialista em pesca. A publicação estará disponível em formato pdf no site da Embrapa Pesca e Aquicultura a partir de sexta-feira.