Começou nesta terça-feira (6), no Gran Hotel Stella Maris, a 1ª Conferência Macrorregional de Desenvolvimento Regional do Nordeste, promovida pelo Ministério da Integração Nacional, com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Planejamento do Estado (Seplan) e de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

O evento reúne, até quinta-feira (8), os delegados eleitos nas etapas estaduais e distrital de todos os nove estados do Nordeste, além de convidados representantes da sociedade organizada, para debater a nova política nacional de desenvolvimento regional com características da diversidade do Nordeste brasileiro. Como resultado da conferência, serão divulgados cinco princípios e 20 diretrizes, além de uma Carta da Macrorregião, elaborada por seus participantes.

“Esta conferência nacional tem um caráter diferenciado em relação às demais conferências realizadas pelo governo federal, pois conta com uma etapa macrorregional, algo inédito nesse tipo de processo”, afirmou o secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro Garcia.

Etapa estadual

Segundo o secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, na Bahia, foi realizada a Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional e Territorial do Estado, no mês de setembro, com a presença de mais de 600 pessoas. “Foi um momento de elevado debate sobre a política territorial no estado. Hoje temos o prazer de receber esta conferência em prol de uma Região Nordeste dinâmica, equilibrada, inclusiva e integrada ao nosso Brasil”.

Segundo o chefe de Gabinete da Seplan, Clóvis Caribé, durante a reunião foi discutida, por diferentes pontos de vista, uma política de desenvolvimento regional em um país extremamente desigual. Ele destacou a presença na platéia da economista e socióloga Tânia Bacelar, “uma das maiores referências intelectuais do país nas questões relacionadas às políticas para o Nordeste”.