Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia passam a contar com mais dez novos leitos de terapia intensiva (UTI). O Hospital de Medicina Humana, no município de candeias, Região Metropolitana de Salvador, teve dez novos leitos de UTI contratados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), sendo que cinco estarão disponíveis imediatamente para a Central de Regulação do Estado e a outra metade até o mês de fevereiro de 2013.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, e o superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde (Suregs), Andrés Alonso, visitaram, nesta sexta-feira (30), as instalações do Hospital de Medicina Humana, junto com o diretor geral da unidade, José Carlos Prado Correia, e o diretor médico, Alex Brito.

Para a contratação destes dez novos leitos de UTI, a Sesab está investindo R$ 1 milhão a título de incentivo e mais R$ 4,6 milhões por ano. O secretário Jorge Solla disse que a contratação de dez novos leitos de UTI foi estratégica, pois as cidades de Madre de Deus, Candeias e São Francisco do Conde não possuem nenhuma oferta deste tipo de serviço pelo SUS. “A expectativa é que os pacientes que precisem deste tipo de cuidado sejam atendidos aqui na região, evitando com isto o deslocamento para as unidades em Salvador”, avaliou Solla.

O diretor médico do hospital destacou como principais características a excelência da equipe de profissionais intensivistas e a qualidade dos equipamentos disponíveis nos leitos de UTI. Ele também relatou que Unidade de Terapia de Intensiva segue todos os protocolos internacionais e os exigidos pelo Ministério da Saúde e dispõe de quase todos os equipamentos para realização de exames necessários para o diagnóstico dos pacientes.