Os novos equipamentos instalados no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Geral do Estado (HGE) ampliam a oferta de exames feitos na unidade. Os investimentos em novas tecnologias possibilitam a modernização do serviço, que realiza entre 60 e 70 mil exames por mês, garantindo resultados mais rápidos e mais precisos por meio da informatização do sistema de laudos. No total, o HGE, referência em alta complexidade de traumas, faz a cada mês 700 cirurgias e até 400 atendimentos na emergência.

O laboratório já realiza exames como o estudo de líquor (LCR), diagnóstico de tuberculose e análise de drogas como vancomicina e fenotoína, para controle de pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele passou a disponibilizar ainda, na área de imunologia, a pesquisa de anticorpos de vírus HBV (hepatite B) E HCV (hepatite C), além do HIV (Aids). Com isso, o tempo entre a solicitação da análise e o resultado foi reduzido de pelo menos 12 horas para até duas horas, em alguns casos.

Segundo a diretora de apoio e diagnóstico do hospital, Anya Castro, a maior agilidade é fundamental para a qualidade do atendimento a casos de trauma, queimadura, cirurgia de mão. “São equipamentos de última geração, que fazem grande diferença desde o diagnóstico mais rápido até a cura mais rápida”. 

Antes da implantação do novo sistema, as análises precisavam ser feitas em unidades como o Centro de Informações Antiveneno (Ciave), Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap) e Hospital Couto Maia. “Nem sempre o resultado tinha retorno no mesmo dia, o que atrapalhava a demanda do paciente que dependia do exame”, afirmou a coordenadora do laboratório, Virgínia Vasconcelos.

Adquiridos em regime de comodato, os equipamentos são conectados por meio de uma interface, sistema que gerencia todo o fluxo de análises e exames. A informatização diminui o tempo de entrega dos resultados, eliminando a possibilidade de troca de amostra entre pacientes e erros de digitação. Os laudos são emitidos eletronicamente e dispensam a necessidade de impressão, podendo ser enviados diretamente ao médico nos terminais dos serviços do hospital.

Garantia de uma maior precisão

Para o cirurgião-geral André Luiz Araújo, a tecnologia de ponta garante uma maior precisão nos resultados dos exames. “Essa tecnologia diferencia o hospital e aumenta a capacidade de resposta à demanda, e a precisão é muito importante, porque não podemos ter grandes variações nos valores desse resultado”.

Atendendo a pacientes dos 298 leitos de internação, entre enfermarias e UTI, o laboratório do HGE funciona 24 horas por dia e utiliza rigorosos controles de biossegurança, além de constante qualificação da equipe multidisciplinar.