Com o tema "Mulher de Peito", cerca de duzentas policiais militares femininas da cidade de Feira de Santana assistiram na manhã de quarta-feira (7), a palestra ministrada pelo tenente coronel Marcos Nolasco, do Quadro de Saúde da PM que atualmente preside a Sociedade Brasileira de Mastologia na Bahia. O evento reuniu na Universidade Estadual de Feira, além das policiais femininas, a diretora da Regional de Educação DIREC 02, Nívea Maria de Oliveira.

Foram abordados tópicos referentes à prevenção do câncer de mama como causas, valorização da qualidade de vida através da alimentação, atividade física, entre outros. Segundo o tenente coronel Nolasco, o câncer de mama é o mais frequente na Bahia, e os casos apontados por ano chegam a pouco mais de dois mil, por conta disso, a PM baiana abraçou a causa da prevenção e aderiu à campanha “Outubro Rosa”.

“O público feminino na PM é pequeno, mas bastante representativo, as mulheres se cuidam mais, daí surgiu a iniciativa da Corporação em formá-las multiplicadoras no combate à oença. Além disso, elas [mulheres] são mais persistentes, o que contribui no diagnóstico precoce,” definiu o médico palestrante.

Feira de Santana é o primeiro município a ser contemplado com o programa, Centro Maria Felipa da PMBA, que se estenderá para outras cidades do interior e Região Metropolitana.