A sede da 40ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no Nordeste de Amaralina, recebeu a formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A cerimônia foi realizada na manhã desta quarta-feira (28), com a entrega de certificados para 600 alunos de 14 escolas municipais, particulares e comunitárias do bairro e das vizinhas comunidades da Chapada do Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas e Santa Cruz. O evento contou ainda com apresentações culturais, sorteio de brindes e a premiação do concurso de redação, que encerrou o curso.

O Proerd é a versão brasileira do programa Dare (Drug Abuse Resistence Education), criado nos Estados Unidos e desenvolvido atualmente em mais de 40 países. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa é um dos maiores programas de prevenção às drogas e à violência do mundo. Neste ano, só a 40ª CIPM já capacitou 1.049 jovens no programa.

Mentora do Proerd, função na qual é responsável pelo trabalho direto com os alunos nas salas de aula das escolas, a soldado Virgínia Pinho afirmou que o programa não trata apenas das drogas ilegais. Substâncias lícitas, como medicamentos, álcool e cigarro, também fazem parte do conteúdo das aulas e atividades lúdicas. “A realidade é que geralmente eles são filhos de pessoas usuárias de drogas, sejam elas ilícitas ou lícitas. Estamos oferecendo a eles opções de seguir outro caminho, elevando a sua autoestima”.

Luciene Oliveira assistiu à formatura da filha Lorena, 11 anos, e declarou que se sente mais tranquila diante do problema das drogas, realidade tão próxima no bairro onde moram. “Além do acompanhamento e do diálogo em casa, vindo da polícia é melhor ainda, e confio que ela siga o caminho certo”.

Aos 11 anos, Guilherme Alves gostou do que aprendeu durante o curso e quer agora ajudar no combate às drogas. “As drogas fazem mal. Muitas famílias estão perdendo seus filhos cedo, crianças de apenas 12, 13 anos. Vou falar para meus vizinhos e familiares não usarem”.