Os milhares de visitantes que chegarão à capital baiana em navios, no próximo verão, vão dispor de um posto especial da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) nas dependências do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Salvador, localizado na Avenida da França, bairro do Comércio. Dois policiais fluentes em idiomas estrangeiros se revezarão diariamente na unidade a ser inaugurada em dezembro.

Segundo a delegada titular da Deltur, Christiane Inocência Xavier, o posto – conectado à sede da delegacia, no Pelourinho -, fará o registro de ocorrências policiais, como perda e roubo de documentos, incluindo passaporte, furto e outros delitos.

Cartilhas

“Mesmo o fato tendo ocorrido em outra cidade, o turista em trânsito por Salvador poderá fazer o registro na unidade da Deltur montada no terminal marítimo”, explicou a delegada. No local, os visitantes terão à disposição cartilhas com dicas de segurança, além de endereços e telefones de contato de outras unidades da Polícia Civil na capital e cidades baianas turísticas. As unidades de proteção ao turista funcionam em Ilhéus, Lençóis e Porto Seguro, além de Salvador.

Até abril do próximo ano, 126 navios deverão atracar no Porto de Salvador, trazendo turistas nacionais e estrangeiros. Nesta sexta-feira (23), chegará à capital um navio procedente de Maceió com destino a Ilhéus, com 1.690 pessoas. No sábado (24), outros 3.952 visitantes, muitos de origem espanhola, desembarcam na capital baiana a bordo de navio procedente das Ilhas Canárias, na costa africana.