Cerca de duas mil pessoas estiveram na Praça da República, no bairro de Periperi, subúrbio de Salvador, sábado passado (10), em busca dos serviços oferecidos no primeiro Mutirão do Registro Civil e Documentação Básica, promovido pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Os postos dos diversos órgãos que foram montados para a ação de cidadania contabilizaram mais de 1.600 atendimentos.

Desde as primeiras horas da manhã, os moradores do subúrbio ferroviário aguardavam a montagem dos estandes para garantir o atendimento. Quem buscou o Tribunal de Justiça da Bahia para fazer o registro civil, recebeu o documento na mesma hora. A ex-moradora de rua, Vanice Santos, resolveu enfim registrar a filha de 12 anos. “Com o registro ela vai ter facilidade para estudar e tirar outros documentos”, festeja.

Érica Santos, moradora de Fazenda Coutos, aproveitou a oportunidade para agendar a segunda via da carteira de identidade que será confeccionada gratuitamente.“A minha está velha, vou aproveitar já que posso fazer de graça”, comemorou. O chefe de Gabinete da SJCDH, Reginaldo Silva, representou o secretário Almiro Sena.

A Defensoria Pública ofereceu o serviço de reconhecimento de paternidade gratuitamente, além de prestar apoio para a emissão do registro civil. O Ministério Público ofereceu atendimento aos interessados em tirar a segunda via de registro de nascimento, além de oferecer outras orientações jurídicas.

Também foi feita a atualização e inclusão no cadastro único do governo federal que dá direito a benefícios como Bolsa Família, cursos profissionalizantes gratuitos e desconto em conta de luz e compra de geladeira nova. A Secretaria de Saúde de Município realizou uma campanha de vacinação e atualizou cartões de vacina dos moradores.

Funcionários do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) agendaram atendimento para emissão gratuita de primeira e segunda via de identidade. Também foram oferecidos serviços de primeira e segunda via de carteira de trabalho, pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e de atendimento ao consumidor, pelo Procon.