As Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) estão convocando 355 jovens que participaram do processo seletivo realizado, em dezembro de 2011, pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e que foram classificados entre os mais de dez mil selecionados para o Programa Mais Futuro.

Os jovens deverão comparecer de imediato ao Centro de Aprendizagem Antônio Lazarotto, rua Marechal Floriano, s/n, bairro do Canela – ao lado da Defensoria Pública – em Salvador, de segunda a quinta-feira, das 12h às 17h, e às sextas, das 8h às 14h, munidos da documentação já divulgada no site das VSBA, que também publica a relação dos convocados.

Os requisitos exigidos são 18 anos completos, ensino médio completo cursado em escola da rede pública, não ter tido anotação de emprego na carteira de trabalho, não ter participado de programa de aprendizagem e nem cursar ou ter cursado escola técnica (ensino profissionalizante).

O Programa Mais Futuro, mantido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, foi criado com a finalidade de abrir as portas do mercado do trabalho para jovens e adolescentes com renda familiar de até três salários mínimos.

Antes de começar a trabalhar, o jovem passa por capacitação oferecida pelas Voluntárias Sociais da Bahia. As diretrizes do Programa Mais Futuro são estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 11.139/2008, que regulamenta a contratação de jovens conforme as determinações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Os jovens que estão sendo convocados serão treinados e 220 serão encaminhados para atuar na Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e os 135 restantes para as secretarias estaduais do Trabalho, de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, de Cultura, da Agricultura e para o Departamento Estadual do Trânsito (Detran).