Para sensibilizar a população sobre o uso consciente de água durante o verão, a Embasa apresentou nesta quarta-feira (12), no Hotel Pestana, Rio Vermelho, a nova campanha publicitária que vai ser veiculada nas TVs, rádios e mídia externa (outdoor, busdoor). “A ideia da campanha é conscientizar os usuários para que eles façam o consumo adequado de água, evitando o desperdício. Estudos mostram um desperdício na conta de água, que chega até 30% do total que é registrado nos hidrômetros, e isso pode aumentar a conta em até 40%. Um prejuízo para a natureza a para o orçamento doméstico”, disse o diretor de operações da Embasa, Carlos Ramirez.

Durante o lançamento da campanha, o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, apresentou um balanço das ações da empresa no Água para Todos. “Dentro desse programa, foram feitos grandes investimentos. Foram R$ 970 milhões, com seis grandes obras estruturantes, além de sistemas integrados e barragens, que fizeram com que a população, principalmente do semiárido, tivesse os problemas com a seca minimizados”.

O Água para Todos busca ampliar o abastecimento em todo o estado e já conseguiu atingir 285 municípios, ou seja, quase três milhões e meio de pessoas. O programa foi lançado pelo governo baiano em 2007 e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Ele se tornou referência e inspirou a criação do Programa Nacional Água para Todos, lançado em 2011.

Entre suas ações, obras estruturantes recém-concluídas estão distribuindo água de qualidade e em quantidade suficiente em áreas do seminário baiano onde há pouca disponibilidade de recursos hídricos. É o caso da Adutora do Algodão, na região de Guanambi, e da Adutora de Pedras Altas, na região do sisal. A Adutora do São Francisco está em fase final de implantação e vai trazer água para a microrregião de Irecê.