As adolescentes atendidas na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) agora terão atendimento de saúde para prevenção e planejamento familiar. A ação é resultado da parceria entre a fundação e o Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), firmada este mês.

Além das educandas, serão atendidos os adolescentes e familiares dos jovens das unidades de internação e da Coordenação de Apoio à Família e ao Egresso da Fundac. O objetivo é prestar atendimento de assistência à saúde e planejamento familiar.

Os atendimentos incluem consultas mensais, cirurgias, atendimento ambulatorial, exames como preventivos, mamografia, ultrassonografia e anatomia patológica, além de palestras sobre planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

“Este atendimento é de extrema importância para os adolescentes e suas famílias, em especial para as meninas. Além de consultas e exames específicos na área de prevenção e reprodução, faremos um trabalho de conscientização sobre o sexo seguro e a gravidez indesejada, com foco na garantia dos direitos da criança e do adolescente”, disse a diretora da Fundac, Ariselma Pereira.

O Ceparh atua na área de saúde há mais de 25 anos. É um moderno centro de diagnóstico, tratamento e pesquisa em reprodução humana e planejamento familiar. Possui laboratórios para exames complementares, centro cirúrgico, day hospital e internamento.