A Bahia pode receber quatro mil turistas da Bélgica durante a Copa do Mundo, caso a seleção daquele país se classifique para a disputa que ocorrerá no Brasil em 2014. A informação foi passada pelo embaixador belga no Brasil, Jozef Smets, durante reunião com o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, nesta segunda-feira (17).

Segundo o embaixador, os jogadores da seleção do país europeu devem ficar em um hotel de Praia do Forte, e os torcedores, em Salvador. “Já iniciamos os contatos com os operadores credenciados pela Fifa, e agora só dependemos do desempenho da nossa seleção nas eliminatórias”, afirmou Smets a Leonelli.

Até agora, a campanha da Bélgica nos jogos classificatórios para o Mundial da Fifa possibilita a presença da seleção na Bahia. O time ocupa a primeira posição no Grupo A das Eliminatórias, à frente da Sérvia, Croácia, Macedônia, País de Gales e Escócia, com três vitórias em quatro jogos. Leonelli afirmou que a Bahiatursa deve realizar workshops e capacitação de operadores no país europeu, em 2013, além de buscar negociação para atrair voos charters de Bruxelas para Salvador.

Investimentos

Além da Copa do Mundo de 2014, Leonelli também apresentou oportunidades de negócio na área do turismo náutico, onde o Estado investirá US$ 85 milhões em infraestrutura na Baía de Todos-os-Santos, e a possibilidade de os belgas investirem na construção de fábricas de chocolate e na área de hotelaria. Também participaram do encontro o cônsul-geral da Bélgica, Bernard Quintin, o cônsul-honorário, Stephane Pérer, e a diretora de Mercado Internacional da Bahiatursa, Rosana França.