Até o próximo domingo (23), está sendo realizado, nas ruas do Pelourinho e no Cruzeiro de São Francisco, no Centro Histórico de Salvador, o ‘Natal da Diversidade’, que promete emocionar a baianos e turistas, que celebram o nascimento de Cristo, com as apresentações populares de música e performances de dança. A iniciativa é do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A agenda de atrações tem acesso gratuito ou a preços populares.

Colorindo as ruas do Pelô, o Terno Rosa e o Terno da Lua marcaram o início das celebrações nesta terça-feira (18). Os grupos foram acompanhados dos tradicionais Bonecões Mamulengo e do Bandão Jurema. Pelas ruas do Centro Histórico, a alegria fica por conta do Terno do Sol, Terno da Estrela e do grupo Boiada Multicor.

No Cruzeiro de São Francisco, a Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) apresentou o espetáculo Uma Lua para Gonzaga, em homenagem ao centenário do Rei do Baião. O IPACoral, formado por servidores do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, também fez sua apresentação.

Movimento maior gera renda extra

A vendedora ambulante Romilda Anunciação dos Santos aproveitou o movimento pra mostrar seu trabalho de forma irreverente. “Fantasiada de árvore de natal, eu chamo a atenção das pessoas que assistem à abertura para vender os cartões de boas festas. Aproveito principalmente a vinda dos turistas”.

São turistas com ao gerente administrativa Eliziane Soares, do Ceará. Ela disse que é a quinta vez que passa Natal em Salvador. “Vi o coral do ano passado, adorei, e desta vez fomos surpreendidos pelo coral de crianças. Adorei, vou voltar outras vezes”. A baiana Célia Maria da Conceição, 55 anos, técnica de enfermagem, também acompanhou o evento. “Vim por acaso, não sabia que estava tendo festa. Achei que a apresentação e homenagem a Luiz Gonzaga é merecida e emocionante”.

Programação de quarta a domingo

Mais dois ternos circulam pelas ruas do Centro Histórico de Salvador na quarta-feira (19) – o Terno Estrela do Oriente e o Terno das Flores. No Cruzeiro do São Francisco, serão apresentados dois espetáculos. Às 18h, os alunos e coordenadores da Escola de Dança da Funceb mostram ‘Sertania’, remontagem de um espetáculo de 1983 que retrata, por metáforas e simbolismos, as condições de vida do povo nordestino, em especial os vaqueiros e sua relação com o boi.

Fechando a noite de atrações, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) mostra o espetáculo Pangea. Criada em 2007 para o BTCA, a peça é uma montagem onde o ritmo, a percussão e o movimento se aliam para mostrar o potencial de cada bailarino.

Maestro Fred Dantas e Coral Expressons

A orquestra do maestro Fred Dantas anima o público com as tradicionais canções natalinas, na quinta-feira (20), a partir das 18h, no Cruzeiro de São Francisco. Em seguida, outro maestro, Márcio Medeiros, rege o Coral Expressons, que apresenta cânticos de Natal com performances coreográficas no palco. Já o Terno do Sol e o Terno da Anunciação circulam pelas ruas do Centro Histórico a partir das 19h.

Na sexta-feira (21), sábado (22) e domingo (23), sempre às 18h, no Cruzeiro de São Francisco, o Coral das Crianças de Salvador, regido pelo maestro Keiler Rego, apresenta o musical ‘Como é Grande o Meu Amor’, com destaque para canções de Roberto Carlos. As apresentações terão participações especiais das cantoras Márcia Short (sexta) e Carla Visi (sábado) e do cantor Tonho Matéria (domingo). O coral é formado por aproximadamente 100 crianças, entre 8 e 14 anos, que estudam em escolas municipais do Bairro da Paz e do Engenho Velho da Federação.

Companhia de Danças e Folguedos

Ainda na sexta-feira, às 21h, a Companhia de Danças e Folguedos realiza o ‘Auto Natalino’, passeando pelo Cruzeiro de São Francisco, relembrando o nascimento de Cristo. Pelas ruas do Pelô, a festa será comandada pelo Terno das Ciganinhas, Terno As Bailarinas (de Saubara) e o grupo vocal carnavalesco Paroano Sai Milhó, fundado em 1964 por um grupo de amigos.

No sábado, após a apresentação do Coral das Crianças, o Grupo Filó apresenta o espetáculo ‘Boi e o Burro a Caminho de Belém’, às 19h, no Cruzeiro de São Francisco. A apresentação, em forma de cordel, conta a história do nascimento do menino Jesus de forma lúdica, com muitas cores, dança, música e teatro.

Primeiro musical natalino feito em Salvador

Às 20h, a Companhia de Dança Kika Tocchetto apresenta o primeiro musical natalino feito em Salvador – o ‘Kiketes Show’ –, que mescla dança contemporânea, moderna, sapateado e técnicas circenses. O Terno da Estrela, o Terno dos Astros, o Bandão Jurema e os Bonecões Mamulengo passeiam pelas ruas do Pelô a partir das 19h.

No domingo, último dia de celebração antes da noite do Natal, o Cruzeiro de São Francisco recebe a terceira apresentação do Coral das Crianças, desta vez com o cantor e compositor Tonho Matéria como convidado. A noite terá também a apresentação do ‘Auto Natalino’, da Companhia de Danças e Folguedos, e do espetáculo ‘O Boi e o Burro a Caminho de Belém’, do Grupo Filó.  

Publicada às 17h50
Atualizada às 21h20