Uma grande exposição que está sendo montada no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador, pode ser o melhor programa cultural do próximo período das férias de verão. Trata-se de ‘Os brinquedos que moram nos sonhos – o brinquedo popular brasileiro’, da coleção do fotógrafo David Glat.

A mostra, que tem curadoria do próprio colecionador e da diretora do Museu, Sylvia Athayde, será aberta no próximo domingo (9), às 16h, inaugurando o ciclo da alta estação com um programa que, por certo, encantará crianças, adultos e idosos, pela força lúdica dos 1.500 brinquedos, que ficarão expostos até abril de 2013, e pela inventividade da criação popular.

Todos os espaços de exposição do MAB estão sendo preparados para esta mostra, que será dividida em seções-tema como ‘A Sala de Brinquedos’, ‘A Sala dos Sonhos’, ‘A Sala do Espetáculo, ‘A Sala do Medo’, ‘A Sala das Reciclagens’, ‘A Sala do Desafio’, ‘A Sala das Representações’. Também haverá área das ‘Instalações Multitemáticas’, aproveitando a segmentação do espaço expositivo do museu.

Visitação

Segundo David Glat, sua coleção de brinquedos e representações do universo lúdico infantil começou quando, com 20 anos, e já no exercício da profissão de fotógrafo, viajava pelo interior, principalmente pelas regiões norte, nordeste e sudeste, e aproveitava para pesquisar e conhecer os artistas populares das pequenas cidades. “A minha casa era toda decorada com brinquedos feitos por artistas populares. Um belo dia me dei ao trabalho de somar e percebi que já eram 300 brinquedos e que já poderia me considerar um colecionador”, afirma David.

Hoje a coleção de brinquedos de David Glat possui 2.200 peças, das quais 1.500 vão estar expostas no MAB, onde podem ser vistas de terça a sexta-feira, das 13 às 19h, e aos finais de semana, das 14 às 19h. Durante toda a temporada, serão realizadas visitas monitoradas e atividades de arte-educação, tendo os brinquedos como tema.