O Domingo no TCA está de volta com um novo concerto do Neojiba – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, apresentando três grupos do projeto, neste domingo (9), na sala principal do Teatro Castro Alves, às 11h. No palco, o Grupo de Violoncelos, a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho e a Orquestra Castro Alves, sob regência do maestro Yuri Azevedo, e a participação do solista João Rafael Mendes (contrabaixo).

O espetáculo se insere na programação do XII Mercado Cultural, e tem ingressos a R$ 1,00 (inteira), vendidos no mesmo dia, a partir das 9h, com acesso imediato do público. O projeto Domingo no TCA tem apoio da Secretaria de Cultura (SecultBA) e Fundação Cultural do Estado (Funceb).

Para este concerto, foi escolhido um programa de diversos estilos e épocas, com músicas de Heitor Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras nº 1, para 8 violoncelos, A. 246; Antonín Divorák – Dança Eslava nº 8; Johannes Brahms – Dança Húngara nº 1; Dança Húngara nº 5 e Abertura Festival Acadêmico; Jean Sibelius – Finlândia; Serge Koussevitzky – Concerto para contrabaixo e orquestra, Op.3; Josè Pablo Moncayo – Huapango, e Gustav Holst – Mars, the Bringer of War.

5 anos

Funcionando desde setembro de 2007 no Teatro Castro Alves, o Neojiba tem à frente o pianista Ricardo Castro, diretor-fundador do programa na Bahia, inspirado no modelo venezuelano El Sistema, criado há 35 anos. O Neojiba beneficia diretamente mais de 600 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Península Itapagipana, em Salvador. Além disso, o Neojiba apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Angical.